sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Alguns Artistas Híbridos


Rosangêla Rennó

"Convidei 43 fotógrafos profissionais para fotografar o Cristo Redentor usando câmeras mecânicas de diversos formatos, das câmeras de chapa 9x12 cm, do início do século 20, até as câmeras reflex, para filme 35mm, da década de 80, que colecionei ao longo dos últimos 15 anos. As câmeras, usadas pela última vez, foram lacradas. As fotos foram editadas por mim e seus autores. O projeto A última foto é constituído por 43 dípticos, compostos pelas câmeras e a última foto registrada por elas."


A Última Foto - The Last Photo


Luiz Garrido, Zeiss Super Ikonta
Fotografia em cor e câmera fotográfica Zeiss Ikon Super Ikonta 533/16 emolduradas (dí­ptico)
Dim: foto 41 x 62,8 x 14,3 cm / câmera 15,4 x 22,2 x 14,3 cm




Cris Bierrenbach

Esquecidos - Haiti


"Na cidade de Porto Principe instintivamente, após alguns minutos de completo estupor, peguei a câmera e comecei a fotografar. A situação de de absoluto caos por todos os lugares, parecia impossível de captar através do visor da câmera. A sensação de impotência, de não conseguir ajudar aquelas pessoas, aliada à lembrança de como, nos dias anteriores haviam demonstrado desprazer ao serem fotografadas, me colocaram em uma posição de grande desconforto e questionando minha função como fotógrafa."

Ela começa então a fotografar as peças de roupas achadas pelo caminho. Na instalação de Paraty as fotos das peças são expostas em um cemitério, atrás de uma igreja, nos nichos das gavetas. Com uma luz dramática, preferi ver a mostra à noite. A mais ousada das mostras, achei.
Gosto em geral dessas arqueologias e suportes inusitados.



Vik Muniz

Investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação. Faz uso de técnicas diversas e emprega nas obras, com freqüência, materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo e poeira.







Nenhum comentário: