Professor (a) Orientador (a): Rogério Ghomes
Objetivos da pesquisa:
Mostrar a desvalorização da memória de acordo com os trabalhos de Rosângela Rennó.
O artigo investiga a fotografia que nos traz uma ação e reação de lembranças com perspectivas jamais imaginadas. A cada significado que a fotografia mostra não é apenas uma imagem qualquer, é um momento único que nunca mais irá ocorrer, também conhecido como: instante decisivo, conceito do qual, Cartier Bresson, nomeou. A fotografia nos remete as lembranças boas ou ruins, ocasionais ou inusitadas, instantes de um tempo que já se foi. E será desse espaço de tempo que transcorre os trabalhos de Rennó. A discussão sobre cada memória que já não tem significado para muitos, mas para ela, abre portas para uma nova obra. “Na verdade, não operava, como pensava, nas artes visuais com um todo, e sim discutia códigos, padrões e conceitos da fotografia, a partir da própria história dela.” (RENNÓ in: MELENDI; MIRANDA, 2003, p. 8)
Justificativa
Contribuições do projeto para a área de arte/tecnologia
Transmitir ao público uma maior sensibilidade. Condicionar os olhos para que a fotografia não passe despercebida, que o conceito seja valorizado e a leitura da obra possa transmitir da mais pura lembrança até a mais concreta razão de significados.
Articulação com o projeto do Prof. orientador (a):
A articulação que existe entre o estudo com o projeto do Professor Rogério Ghomes é o hibridismo, arte que unifica duas ou mais mídias distintas. Junto com a foto-instalação terá o vídeo. Em uma leitura da obra de diferentes áreas tentando transmitir o mesmo significado, a memória, e a valorização da sensibilidade de cada momento.
A ausência das fotografias no vídeo gera um certo desconforto e curiosidade sobre o que está sendo narrado, sendo assim, ao se atentar a instalação nota-se todas as fotografia ali, diante dos olhos, basta prestar um pouco de atenção as palavras, as imagens e ao redor.
Produto Visual Proposto
Vídeo e instalação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário